![](https://static.wixstatic.com/media/ff05fad2e9204f37b480d0b055fbd4d9.jpg/v1/fill/w_354,h_236,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01/ff05fad2e9204f37b480d0b055fbd4d9.webp)
A alimentação pode influenciar o processo de modificação celular, principalmente nos estágios iniciais, proporcionando melhores resultados no tratamento e diagnóstico clínico. Dessa forma, através de um padrão nutricional normal ou equilibrado pode-se reduzir o risco de câncer.
A alimentação deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Comer esses alimentos diariamente pode evitar o desenvolvimento de câncer.
A luta contra o câncer começa pela prevenção. E uma das formas mais eficazes de evitar a doença é a alimentação. O tomate, por exemplo, rico em licopeno, atua na prevenção do câncer de próstata e deve ser consumido na forma de molho para se obter essa propriedade. Já a uva vermelha ou preta, rica em resveratrol, pode prevenir o aparecimento e progressão do câncer. O consumo de cítricos inteiros, ou sob forma de suco, permite o aporte de moléculas - polifenóis e terpenos - que tem a capacidade de interferir nos processos responsáveis pelo desenvolvimento do câncer, provavelmente por meio da ação direta nas células cancerosas, reduzindo sua capacidade de reproduzir-se.
Vegetais como a couve, couve-flor, brócolis, repolho e nabo são ricos em glicosinolatos, podem reduzir o risco de câncer de mama, e devem ser consumidos crus ou pouco cozidos.
A ingestão de aveia contribui para regulação do trânsito intestinal e prevenção do câncer de intestino. Estudos realizados nos últimos anos sugerem uma ação benéfica do chá verde na prevenção do câncer, e o efeito parece ser mais pronunciado para cânceres de bexiga e próstata. A bebida é rica em polifenóis, e são essas moléculas as maiores responsáveis pelo seu potencial anticâncer.
A ingestão de aveia contribui para regulação do trânsito intestinal e prevenção do câncer de intestino. Estudos realizados nos últimos anos sugerem uma ação benéfica do chá verde na prevenção do câncer, e o efeito parece ser mais pronunciado para cânceres de bexiga e próstata. A bebida é rica em polifenóis, e são essas moléculas as maiores responsáveis pelo seu potencial anticâncer.
As frutas, verduras e legumes são alimentos ricos em fibras e antioxidantes, como por exemplo a vitamina C. As fibras presentes nestes alimentos combatem naturalmente a fome e substituem, de certa forma, a ingestão de gorduras e carboidratos. As vitaminas, poderosos antioxidantes, reduzem a carga dos agentes oxidantes associados ao surgimento de cânceres. (Figueredo, 2008)
Algumas mudanças devem ser realizadas para prevenir o câncer, dentre as quais citamos o Consumo diário de um mínimo de 5 porções de frutas e vegetais variados, preferencialmente os ricos em nutrientes que podem prevenir o câncer: os de cor amarelo-alaranjado e vermelho, frutas cítricas, folhosos de cor verde escuro e crucíferos (brócolis, couve-flor, repolho, rabanete, couve-de-bruxelas, couve-manteiga); Uso de alimentos naturais e integrais com o mínimo de processamento industrial; Deve ser Incluído no cardápio diário: leguminosas, grãos, sementes e cereais integrais -trigo, cevada, aveia, linhaça, arroz integral, arroz selvagem, soja, feijões e ervilhas; O consumo de carnes (magras) deve ser a guarnição e não o prato principal; O consumo de gorduras deve ser limitado, principalmente as de origem animal; Uso do azeite extra-virgem; Redução do consumo de salgados, curados, defumados e churrascos; Substituição do sal por temperos naturais, alho, cebola, gersal (sal com gergelim), ervas aromáticas e especiarias naturais, frescas ou secas (tomilho, manjericão, coentro, hortelã, erva-doce, cominho, pimentas, curry e outras); O consumo de bebidas alcoólicas deve ser reduzido ou evitado.