Quem não conhece aquele pozinho amarelo, que é muitas vezes utilizado na culinária? Pois é, a cúrcuma ou açafrão é uma planta, que se aproveita a raiz, algo parecido com o gengibre, e que tem poderosos componentes contra doenças, incluindo o câncer! O açafrão pode substituir até medicamentos, porque controla o colesterol, como a exemplo do Estatinas, é um antidepressivo, substituindo Prozac, Fluoxetina, Imipramine; age como anti-inflamatório, como aspirina, ibuprofeno, naproxen, diclofenaco, dexamethasona; pode susbtituir o AAS, como anticoagulante; controla a diabetes substituindo o metaformin e tem efeito semelhante ao Oxaliplatin, que é um quimioterápico.
(Observação: não substitua nenhum medicamento, antes de conversar com seu médico!)
A cúrcuma é mencionada nos tratados médicos da Ìndia, da China, do Tibete e do Oriente Médio há mais de 2 mil anos. Atualmente, em idade idêntica aos ocidentais, os indianos têm oito vezes menos cânceres de pulmão que os ocidentais, nove vezes menos câncer de cólon, cinco vezes menos câncer de mama e dez vezes menos câncer de rim. E isso apesar de uma exposição a múltiplos cancerígenos presentes no meio ambiente, numa escala pior que o Ocidente.
E como utilizar o açafrão na culinária? Pode ser adicionada aos temperos já utilizados como pimenta (A adição de pimenta-do-reino aumenta em 2000% a biodisponibilidade do princípio ativo.), sal, alho, cebola etc. Pode ser adicionado ao arroz, sopas, saladas, feijão e onde mais você desejar. Pode ser encontrada em supermercados, loja de especiarias e produtos naturais.
Eu já utilizo açafrão na minha alimentação. E você?