quinta-feira, 23 de março de 2017

Alegria, sorrisos e canções para mandar o câncer embora

Com o avanço da medicina, mais tratamentos são descobertos e colocados em prática com o intuito de curar ou melhorar a qualidade de vida de muitos pacientes com câncer. Concomitantemente, outros estudos e experiências trazem resultados positivos no que concerne a auxiliar no tratamento convencional. 

Sabemos que a música promove muitas melhorias físicas e mentais a qualquer pessoa. Mas agora isso tem ganhado ainda mais força na medicina alternativa, chegando a atacar diretamente as doenças. Cientistas descobriram que a terapia com música reduziu a dor mais do que tratamentos padrão em pacientes com câncer. Outra pesquisa mostrou que a música pode diminuir a dor em pacientes de terapia intensiva e pacientes idosos, com música clássica e músicas da escolha dos pacientes.

Além disso, a música fala diretamente ao sistema límbico do cérebro (região responsável pelas emoções, pela motivação e pela afetividade), contribuindo para a socialização e até mesmo aumentando a produção de endorfina. Por isso, pode ser usada no combate à depressão, ao estresse, à ansiedade; no alívio dos sintomas de doenças como o câncer; e no tratamento de pacientes com dores crônicas. 

E quanto à alegria? dar boas gargalhadas? Ah, rir é o melhor remédio! já ouviu falar isso? Com certeza, sim. Pois bem, Há evidências de que as defesas imunitárias aumentam por meio do riso. O riso treme, vibra nosso corpo e nos relaxa dando uma sensação de bem-estar. Ele ativa em nosso cérebro a produção de substâncias químicas que nos protegem contra acidentes vasculares cerebrais, estresse, problemas cardíacos e até depressão. Ao gargalhar, o indivíduo trabalha quase todos os músculos do rosto e do abdome, promove maior oxigenação do cérebro, estimula a liberação da endorfina (substância que ameniza a dor e promove o prazer). A risada tem ainda efeito anestésico e aumenta a imunidade do organismo. Por isso, pesquisas realizadas nos EUA comprovaram que ela acelera o processo de cura e diminui o tempo de internações.

Que tal gastar mais tempo com pessoas brincalhonas e sorridentes? Que tal cantar, pois "quem canta seus males espanta"! Melhor dar muita gargalhada do que perder tempo pensando na doença e no quanto tempo você tem de vida, pois isso é bobagem, só quem sabe o nosso dia de partir é Deus! E, se cantar e sorrir melhoram a qualidade de vida, que seja isso que ocupe nosso tempo e nossos pensamentos. 

Tenha um dia lindo e muito alegre! :)